Dos quatro, apenas dois ainda estão no Flamengo
O Flamengo segue se preparando para a temporada 2026. Com foco na renovação de Filipe Luís, o Mais Querido mapeia o mercado em busca dos primeiros reforços visando o próximo ano. Neste ínterim, a base rubro-negra não tem tido tanta força no elenco profissional.
Isso porque, apenas quatro jovens da base passaram de dez jogos pelo time profissional do Flamengo em 2025. Além disso, desses, dois não estão mais no clube, pois foram negociados: Wesley e Matheus Gonçalves.
Quantos jovens da base entraram em campo pelo Flamengo?
Vale ressaltar que, apesar disso, 35 jovens da base entraram em campo pelo time profissional do Flamengo em 2025. Contudo, 20 deles foram em jogos nos quais o grupo principal e o técnico Filipe Luís não participaram.
Foram eles: contra Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Bangu, no início do Carioca, e diante do Mirassol, na última rodada do Brasileirão. Por fim, dos 15 atletas restantes, apenas quatro disputaram mais de dez jogos sob o comando de Filipe Luís ao longo de 2025.
Wesley fez 29 partidas até ir para a Roma (ITA). Por outro lado, Evertton Araújo atuou em 36 duelos; Wallace Yan, opção na reserva, entrou em campo 33 vezes. Por fim, Matheus Gonçalves foi escalado em 15 confrontos antes de ser negociado com o Al-Ahli (SAU).
Quais jogadores passaram de 10 jogos pelo Fla?
O que o Flamengo pretende fazer?
Recentemente, o presidente do Flamengo, Bap, admitiu insatisfação em relação à formação de jogadores no clube. Com isso, o mandatário afirmou aos sócios rubro-negros que as categorias de base do Fla vão passar por algumas reformulações.
— A base do Flamengo vai passar por um período de seca. Esse ano não foi brilhante, não esperamos um ano brilhante em 2026, mas em 2027 a gente vem voando baixo. Estamos apostando todas as fichas em alguns garotos de 15, 16 anos. Tínhamos 404 garotos quando chegamos, hoje temos 260. Foram mais de 270 embora, entraram oito ou 10 -, disse Bap.



