Filipe Luís iniciou a carreira de técnico logo após se aposentar dos campos
Filipe Luís começou a carreira de treinador logo após se aposentar dos gramados e, pouco depois, já deixou a marca no time profissional. Para José Boto, diretor de futebol do Flamengo, Jorginho apresenta características semelhantes e também tem potencial para seguir o mesmo caminho no futuro.
“Podem haver mais, pois não se revelam, mas há o Jorginho, que é muito inteligente, percebe o jogo. Muito dificilmente não vai virar treinador”, disse o dirigente, em podcast ‘No princípio era a Bola’, de Portugal.
PERFIL DE JORGINHO E FILIPE LUÍS É IGUAL?
Brasileiro naturalizado italiano, Jorginho atuou em grandes clubes como Arsenal (ING), Chelsea (ING) e Napoli (ITA). Aos 33 anos, o diretor José Boto o contratou para reforçar o Flamengo. De maneira semelhante, Filipe Luís também construiu carreira internacional e encerrou a trajetória como jogador conquistando diversos títulos pelo Rubro-Negro.
As semelhanças entre os dois não se limitam ao percurso profissional, mas também ao modo como rapidamente se adaptaram ao Flamengo e assumiram papéis de liderança dentro do time. Embora Jorginho ainda não seja capitão oficialmente, o camisa 21 já é reconhecido como um dos líderes da equipe, pelo senso de responsabilidade e comprometimento em campo.
COMO FILIPE LUÍS SE TORNOU TÉCNICO DO FLAMENGO?
Após encerrar a carreira como jogador em dezembro de 2023, Filipe Luís iniciou a trajetória como treinador nas divisões de base do Flamengo. Desse modo, passou a comandar o sub-17 e, na sequência, o sub-20 entre janeiro e setembro de 2024.
Com a saída de Tite, Filipe Luís assumiu o time principal na semifinal da Copa do Brasil e conquistou o título. Em 2025, o Flamengo entrou para a história conquistando Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, além do Dérbi das Américas e Copa Challenger, e registrando campanhas expressivas no Super Mundial de Clubes e na Copa Intercontinental.



