Flamengo convocou a imprensa nesta segunda-feira (12) para atualizar status dos jogadores
O elenco principal do Flamengo iniciou a temporada nesta segunda-feira (12), em reapresentação no Ninho do Urubu. Médicos do clube concederam entrevista no Centro de Treinamento com atualizações sobre os jogadores que sofreram problemas físicos na reta final de 2025. Os doutores falaram sobre Léo Ortiz e Saúl.
— (Sobre Léo Ortiz) atleta que a gente teve contato nas férias, não vem mais apresentando as queixas no tornozelo. Fizemos testes hoje e não sentiu dor, mesmo com um exame de muita intensidade na esteira. Antes era extremamente doloroso para ele correr com intensidade, mas agora não se queixou. Sinais claros de uma boa recuperação, e pelos testes está bem. Vamos monitorar qualquer queixa que possa aparecer —, explicou o médico do Flamengo, Fernando Sassaki.
Léo Ortiz se machucou no fim de outubro. Por isso, o zagueiro perdeu a primeira partida da semifinal da Libertadores, atuou no sacrifício no segundo encontro com o Racing (ARG) e ficou no banco diante do Palmeiras, na final. Posteriormente, o camisa 3 jogou as quartas e a final do Mundial. Agora, o ‘Xerife’ está zerado para 2026.
COMO ESTÁ O ESPANHOL SAÚL?
Saúl passou por cirurgia na Espanha após terminar 2025 no sacrifício com dores no tendão de Aquiles. Diferentemente de Léo Ortiz, o meia deve ficar fora dos gramados de dois a três meses. A intervenção foi realizada com sucesso, e o camisa 8 corre contra o tempo para estar apto antes da estreia na Libertadores, em abril.
— (Saúl) é um atleta extremamente profissional e que na reta final (do ano) começou a apresentar dor no calcanhar esquerdo, o que começou a atrapalhar a performance e tirar qualidade de vida, estava incomodando. Fizemos procedimentos locais, medicação oral, para que pudesse também jogar o ano todo. Terminada a temporada, era algo que a gente já discutia se não evoluísse com o tratamento conservador —, comentou Sassaki.
— Ele já tem algumas pessoas de confiança na Espanha, fez a opção de tratamento com o Dr. Niek van Dijk, que é referência, um cirurgião muito experiente, e que já nos deu retorno, informou que ocorreu tudo bem. Ele agora está em tratamento pós-operatório. Normalmente se espera para liberar para retornar de duas a três semanas, que é o momento de retirar os pontos. Saúl vai continuar lá por conta disso. Após a avaliação, ele retorna ao clube para dar início ao tratamento pela fisioterapia —, encerrou o doutor.
O DM FALOU DE MAIS ALGUM JOGADOR?
Além de Ortiz e Saúl, o departamento médico do Flamengo atualizou as situações de Pedro, Danilo e Arrascaeta. O camisa 9 está 100% após quebrar o braço e ter séria lesão na coxa no fim do ano passado. Por outro lado, o zagueiro terá atenção especial neste mês de janeiro e se prepara para a Supercopa, no dia 01, devido as dores no joelho. Por fim, o uruguaio também não tem problemas.



