O que José Boto disse sobre a arbitragem brasileira?
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o diretor José Boto em outubro de 2025, após o dirigente português fazer duras críticas à arbitragem. Desse modo, o diretor de futebol do Flamengo passa por julgamento nesta quinta-feira (29).
A audiência de José Boto acontecerá às 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (29). Assim, caso seja punido, o dirigente do Flamengo pode receber de 15 a 90 dias de suspensão.
O que disse José Boto?
Perdemos por culpa nossa e erros nossos. Mas o que se passa em outros campos é vergonhoso. Tentamos falar com CBF, presidente da comissão da arbitragem, mas continua igual. O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso.
Basta vocês verem o que se passa. Eu não estou acusando ninguém, mas isso não me cheira bem. Não parece ser apenas falta de qualidade dos árbitros, porque uns apitam de uma maneira quando vão em um time e apitam de outra para outro. Isso nos prejudica, prejudica o esforço dos nossos jogadores”, disse José Boto, após derrota do Flamengo para o Bahia, em outubro de 2025.
O que aconteceu no clássico entre Palmeiras e São Paulo?
Uma das principais polêmicas do jogo entre Palmeiras e São Paulo, em outubro de 2025, aconteceu aos seis minutos do segundo tempo. Na ocasião, o volante Allan deu um carrinho certeiro em Gonzalo Tapia, mas Ramon Abatti Abel não marcou pênalti. O VAR, inclusive, sequer chamou o árbitro para revisão.
Além disso, a arbitragem protagonizou mais dois lances polêmicos no clássico paulista. Isso porque, Gustavo Gómez e Andreas Pereira deram ‘soladas’ em dois jogadores do São Paulo. Contudo, Ramon Abatti Abel não mostrou o cartão vermelho para os atletas.
O que aconteceu com Ramon Abatti Abel?
Não à toa, após as polêmicas no clássico, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender o árbitro Ramon Abatti Abel, que passou por treinamento interno. Agora, em 2026, o juiz comandou a vitória do Vitória por 2 a 0 sobre o Remo, nessa quarta-feira (28).



