Confiança na arbitragem brasileira em queda, aponta pesquisa
A arbitragem no Brasil volta a ser o centro das atenções, mas por um motivo preocupante. Uma pesquisa recente da consultoria Quaest revelou que a confiança dos brasileiros nos juízes de futebol é baixa, com 52% dos entrevistados afirmando não confiar nessa instituição. Esse número é o dobro do registrado no ano anterior, quando a desconfiança era de 26%.
Arbitragem e outras instituições em desconfiança
O levantamento da Quaest mostra que os árbitros brasileiros estão entre as instituições de menor credibilidade no país. Na lista, eles figuram logo abaixo dos partidos políticos (63%) e das redes sociais (57%), e empatam com o Congresso Nacional (52%). O estudo reforça a percepção de que as decisões em campo frequentemente geram controvérsias, como o recente pênalti marcado contra o Flamengo no jogo contra o Grêmio, no Maracanã.
A polêmica dos pênaltis no Brasileirão
A pesquisa não aborda apenas o Flamengo. A frase “pênalti para o Palmeiras” se tornou recorrente entre os torcedores. O Palmeiras, de fato, teve seis pênaltis a seu favor no Brasileirão, e cinco deles são considerados duvidosos. Já o Flamengo, apesar da fama de ter o “VARmengo” a seu favor, tem um número menor de penalidades a favor: apenas quatro no Campeonato Brasileiro.