Jorge Jesus relembrou a final da Copa Libertadores da América
O dia 23 de novembro de 2019 jamais será esquecido pelos torcedores do Flamengo. Não só para os fãs, mas também para quem esteve naquela final contra o River Plate (ARG), em Lima. Treinador do Mengão na época, Jorge Jesus se emocionou ao relembrar do embate.
— Foi o título que mais felicidade me deu e o que mais me marcou na carreira. Teve a ver com o jogo. Aos 89 (minutos), perdíamos de 1 a 0. E, em dois minutos, ganhamos. O Gabigol faz dois gols e foi uma emoção, num estádio em que 70% eram torcedores do Flamengo —, disse Jorge Jesus, durante o evento ‘Portugal Football Summit’.
— Era um sonho para eles. Há 20 e tantos anos que não ganhavam (Libertadores). Foi uma vitória marcante exatamente pelo momento e porque a Libertadores é como a Champions na Europa. Claro que na Europa tem divulgação maior, mas a Libertadores é muito importante —, acrescentou Jesus, que errou no tempo de jejum: o certo eram 38 anos.
COMO FOI O JOGO?
Em um primeiro tempo irreconhecível, o Flamengo saiu atrás no placar, com gol de Rafael Santos Borré, hoje no Internacional. Na etapa final, o Rubro-Negro controlou a partida, mas não conseguia marcar. No entanto, o melhor foi deixado para a reta final.
Aos 43 minutos, o então camisa 9 Gabigol deixou tudo igual, após passe de Arrascaeta. Nos acréscimos, Diego Ribas fez lançamento para o ataque, o zagueiro Pinola falhou, e o atacante garantiu o bicampeonato da Libertadores para o Flamengo.
COMO FOI A PASSAGEM DE JORGE JESUS NO FLAMENGO?
Jorge Jesus ficou pouco mais de um ano no Flamengo, com os títulos do Brasileirão, da Libertadores, da Recopa, da Supercopa e do Carioca. Assim sendo, o Mister teve mais troféus do que derrotas (cinco taças e quatro resultados negativos).
Porém, com a pandemia de 2020, Jorge Jesus decidiu ficar mais perto da família e voltou para Portugal. Depois de fazer história no Flamengo, o treinador passou por Benfica (POR), Fenerbahçe (TUR), Al Hilal (SAU) e atualmente dirige o Al Nassr (SAU), de Cristiano Ronaldo.