O que mudou na distribuição de vagas para Libertadores?
Após a reunião do Conselho Técnico, a CBF publicou nessa segunda-feira (15) mudanças relevantes no regulamento da próxima temporada. Entre elas, está o novo modelo de classificação para a Libertadores.
Até a temporada de 2025, o Brasileirão garantia seis vagas na Libertadores. Os quatro melhores entravam direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados se classificavam para a fase preliminar.
O QUE MUDOU?
A partir de 2026, o campeonato nacional passará a garantir do campeão até o quarto colocado acesso direto na fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, o quinto lugar disputará a preliminar.
O ajuste ocorre em função da Copa do Brasil, que, a partir da próxima edição, levará dois clubes diretamente à Libertadores, ampliando o total de representantes brasileiros. O campeão entra direto na fase de grupos, enquanto o vice vai para a fase preliminar.
COMO VAI FUNCIONAR?
• Classificados para a fase de grupos: os 4 primeiros do Brasileirão + o campeão da Copa do Brasil.
• Classificados para a pré-Libertadores: o 5º do Brasileirão + o vice-campeão da Copa do Brasil.
E SE O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL TERMINAR NO G4 DO BRASILEIRÃO?
Caso o campeão da Copa do Brasil termine no G4 do Brasileirão, o vice-campeão entra diretamente na fase de grupos da Libertadores. Em contrapartida, a vaga na preliminar vai para o melhor colocado do campeonato nacional, excluindo os já classificados.
QUAIS OS EXEMPLOS?
Exemplo: se clube ‘x’ for campeão do Brasileirão (vaga na fase de grupos) e vice da Copa do Brasil (vaga na pré-Libertadores), ele fica com a vaga direta, e a vaga na pré vai para o Brasileirão.



