Flamengo sequer cogitou repatriar volante Gerson, que passou apenas seis meses no Zenit, da Rússia
O jogador que fez juras de amor ao Flamengo enfim é anunciado por outro clube brasileiro. O Cruzeiro divulgou neste sábado (10) a contratação do volante Gerson como meia. O vínculo entre o atleta e o time mineiro vai até 2030.
O Gerson tá #FechadoComOCruzeiro 🔵⚪
📸 @ggaleixo / Cruzeiro pic.twitter.com/SDHQhlHxQL
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 10, 2026
Portanto, o reforço retorna ao futebol brasileiro após apenas seis meses no Zenit, da Rússia. Antes, porém, o volante, que vai jogar de meia no Cruzeiro, tinha status de ídolo no Flamengo, até forçar a saída.
Quanto o Cruzeiro pagou por Gerson?
O Zenit fez alto investimento para contratar o profissional. Então, fez também um elevado pedido para liberar o passe. O Cruzeiro aceitou pagar 30 milhões de euros (R$ 189 milhões) para contar com o armador de 28 anos.
Assim, o anúncio de Gerson no Cruzeiro já era iminente. Até porque o empresário e pai, Marcão, tentou contato com o Flamengo para levar o filho de volta ao clube que o meio campista dizia amar. O Mengão, porém, preferiu não responder.
Por que o Flamengo sequer cogitou trazê-lo de volta?
No início de 2025, Marcão fez um escândalo para que o Rubro-Negro renovasse o contrato do atleta para obter aumento salarial. Portanto, o Fla aceitou e estendeu o vínculo para 2030; meses depois, porém, o representante forçou a saída do volante para o Zenit.
Assim, o jogador abriu mão da braçadeira, da idolatria, da boa fase e da convocação na Seleção Brasileira para atuar na Rússia. Contudo, vieram lesões e baixo desempenho que culminaram no retorno ao Brasil.



