Alcaraz deixou o Flamengo em fevereiro de 2025
O Flamengo se despediu oficialmente de ‘Charly’ Alcaraz em maio de 2025, após o Everton (ING) acionar a opção de compra do jogador. Ex-dirigente do Mengão, Bruno Spindel comentou sobre a trajetória do argentino e explicou o motivo para a contratação ‘fracassar’.
O valor a gente acertou. Se você for ver, ele foi por quase esse valor da Argentina para a Europa. Fez uma boa temporada no Southampton (ING) na Premier League, que é a liga mais competitiva do mundo. A gente já tinha tentado contratar ele algumas vezes, acho que ele saiu muito rápido do Flamengo.
Jogou três meses depois saiu, de uma forma acelerada, sem deixar maturar o jogador e criar mercado para ele, o valor foi quase o mesmo do valor que o atleta foi comprado. Então, o preço foi correto. Foi um jogador aprovado pelo scout, que podia cumprir várias funções, tanto que está jogando na Premier League.
Acho que ele precisava de mais tempo para desempenhar, tanto que foi para o Everton e jogou uma série de jogos como titular. Eu respeito a decisão e decisões nunca são fáceis de tomar, mas não acredito que a contratação dele tinha sido um erro”, disse Spindel, em entrevista ao ‘GE’.
Quanto o Flamengo pagou por Alcaraz?
O Flamengo não poupou esforços para contratar Alcaraz em agosto de 2024. Na ocasião, o Mengão desembolsou R$ 110,6 milhões para tirar o jogador do futebol inglês. Na época, inclusive, o argentino se tornou a contratação mais cara da história do Fla.
Isso porque, ‘Charly’ Alcaraz foi ultrapassado por Samuel Lino como contratação mais cara da história do Flamengo. Na última janela de transferências, o Mengão investiu 22 milhões de euros (R$ 143 milhões na cotação da época) para tirar o atacante do Atlético de Madrid (ESP).
COMO FOI A TRAJETÓRIA DE ALCARAZ NO FLAMENGO?
Alcaraz chegou ao Flamengo com muita expectativa, após o grande investimento feito pela antiga diretoria rubro-negra. Porém, o jogador deixou o Mais Querido após cerca de seis meses, visto que não estava nos planos do técnico Filipe Luís.
No total, ‘Charly’ Alcaraz participou de 19 jogos com o Manto Sagrado, tendo balançado as redes em três oportunidades. Além disso, o meio campista deu duas assistências para os companheiros marcarem.
O que Bruno Spindel fazia no Flamengo?
Antes de ser ‘desligado’ do clube em agosto, Spindel tinha um papel mais voltado para o lado financeiro e de planejamento do Flamengo. Anteriormente, na gestão de Rodolfo Landim, o profissional entrava em contato com jogadores e viajava para buscar reforços.
No entanto, com a mudança da gestão de Landim para Luiz Eduardo Baptista, Spindel mudou de função novamente. Assim, o dirigente era uma figura mais discreta e sem holofotes. Desde a eleição de Bap, o profissional não apareceu mais em coletivas, apesar de frequentar o Ninho do Urubu.