Levantamento da IFFHS considerou performance dos clubes do primeiro ao último dia de dezembro
A temporada de 2025 já se encerrou, mas o ano ainda rende muitas marcas ao Flamengo. Isso porque o Mais Querido é considerado o melhor time na América e o sexto no mundo, o que deixa para trás gigantes europeus como o Barcelona (ESP).
O levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) considerou o desempenho dos clubes dentro de todo o período de 2025. Assim, a conquista do Brasileirão e da Libertadores contribuiu para o Rubro-Negro no ranking.
Qual é o ranking dos melhores times do mundo?
- Paris Saint-Germain (FRA) – 613 pontos
- Real Madrid (ESP) – 471 pontos
- Chelsea (ING) – 447 pontos
- Inter de Milão (ITA) – 447 pontos
- Bayern de Munique (ALE) – 440 pontos
- Flamengo – 424 pontos
- Barcelona – 419 pontos
- Arsenal (ING) – 407 pontos
- Palmeiras – 384 pontos
- Borussia Dortmund (ALE) – 384 pontos
Portanto, o vice-campeão da Libertadores e do Brasileirão também perdeu para o colossal Mengão na lista. Assim, Palmeiras e o Mais Querido são os únicos sul-americanos dentro do top 10 mundial.
Cabe revisão rubro-negra?
O sexto lugar, porém, é questionável. Isso porque o primeiro da lista é o PSG, que não ganhou do Flamengo em tempo regulamentar na disputa do Mundial de Clubes. Afinal, as equipes precisavam dos pênaltis para decidir o vencedor.
Contudo, o critério da IFFHS atribui pesos diferentes para competições nacionais e internacionais, com validação de um júri composto por especialistas de 120 países. Assim, considera-se o nível sul-americano inferior ao europeu.
Como o Flamengo consegue subir no ranking?
Se vitórias e títulos são o que conta, o Flamengo pode começar a subir posições para o ranking de 2026 neste domingo (01). Isso porque o Rubro-Negro decide a Supercopa Rei contra o Corinthians no Mané Garrincha, em Brasília.


