Flamengo segue em busca de reformular o contrato com a Libra
Os debates em relação aos valores que os clubes recebem da Libra seguem dando o que falar. Após as explicações de Luiz Eduardo Baptista sobre o caso, os grupos políticos do Flamengo divulgaram uma nota de apoio ao presidente rubro-negro.
Veja a nota dos grupos políticos do Flamengo:
Os grupos políticos organizados pelo Clube de Regatas do Flamengo, representando distintas correntes de pensamento dentro do Conselho Deliberativo, mas unidos na defesa dos interesses do Clube, vimos, por meio desta, endossar publicamente nosso apoio à posição adotada pelo Conselho Diretor no impasse com a LIBRA, quanto ao critério de rateio das receitas de televisão, no tocante aos parâmetros a serem observados para divisão dos 30% vinculados à audiência.
Inicialmente, é importante reconhecer e enaltecer a postura ora adotada na condução deste debate. Na reunião realizada no Conselho Deliberativo no dia 07 de outubro, com transparência e objetividade, foram apresentados os fatos ocorridos ao longo do ano no tocante a este tema, permitindo que todos compreendessem com precisão a gravidade da questão.
Ficou evidente, na referida reunião, que jamais foi alcançada a unanimidade exigida no estatuto da própria LIBRA, para ser considerado o critério proposto pela LIBRA na distribuição da fatia de “audiência”. Tal critério pune um único clube, a saber, o Flamengo.
Não podemos concordar com esse cenário. O Flamengo não pode ter a sua representatividade reduzida de forma impositiva, tampouco pode ser tratado como inimigo a ser combatido, mas, sim, como exemplo a ser seguido.
Entretanto, o que se presencia é uma tentativa velada de “nivelamento por baixo”, conduzida por interesse visando criar mecanismos para retirar receita do Flamengo, ao invés de promover avanços em temas fundamentais para a evolução do nosso esporte, como:
Padronização obrigatória dos gramados com superfície natural;
Organização racional do calendário nacional de competições;
E, sobretudo, a implementação de regras sérias de Fair Play Financeiro.
Diante disso, endossamos integralmente a condução firme do Conselho Diretor, certos de que o Flamengo não enfrentará essa batalha sozinho: contará com nosso respaldo e de sua Nação — dentro e fora dos gramados — e permanecerá, como sempre, na vanguarda, defendendo a meritocracia, o profissionalismo e a modernização do futebol brasileiro.
Saudações Rubro-Negras.
Como está a negociação entre Flamengo e Libra?
O Flamengo está enfrentando uma verdadeira batalha nos bastidores. Isso porque, o Rubro-Negro não concorda com a divisão dos valores atuais em relação aos direitos de transmissão na Libra.
Desse modo, o Flamengo chegou a apresentar uma proposta para que o clube não tenha tanto prejuízo quanto aos valores. No entanto, times como Palmeiras, Santos, dentre outros, sequer toparam conversar com o Rubro-Negro sobre o assunto.
Flamengo tomou alguma atitude?
Irritado pela falta de acordo com os demais clubes da Libra, o Flamengo foi à Justiça para bloquear o repasse da Globo aos times. Desse modo, R$ 77 milhões não chegaram aos cofres das agremiações após o Mengão conseguir uma liminar.
A medida drástica tomada pelo Flamengo acontece pela falta de diálogo dos outros clubes, de acordo com o Rubro-Negro. O Mais Querido entende que perderá aproximadamente R$ 100 milhões caso a ideia, da maneira que está, avance.
Qual é o próximo jogo do Mengão?
Enquanto os bastidores seguem movimentados, o Flamengo segue focado no próximo compromisso da temporada. Isso porque, na próxima quarta-feira (15), o time de Filipe Luís entra em campo pelo Brasileirão.
O duelo será diante do Botafogo, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Desse modo, o Coluna do Fla, como de costume, mostra os detalhes do clássico por meio do YouTube, além de site e redes sociais.