Tetracampeão do mundo, Jorginho também falou sobre a disputa entre Flamengo e Palmeiras no Brasileirão
O assunto da semana no futebol brasileiro foi o escândalo de arbitragem em São Paulo 2×3 Palmeiras, que tirou o Flamengo da liderança do Brasileirão. O tema chegou até o ex-Mengão e tetracampeão Jorginho, que participou de partida beneficente nesta sexta-feira (10), no Maracanã.
O lateral do tetra do Brasil em 1994 e do tetra do Brasileirão do Flamengo em 1987 analisou o principal lance do clássico paulista: o pênalti não marcado de Allan em Tapia. Apesar de entender que “sem querer” também é falta, Jorginho exaltou a postura firme do árbitro Ramon Abatti Abel na partida.
— Ele (árbitro) se manteve muito firme nas convicções. Mas sem querer também é pênalti, é uma imprudência. Escorregou, mas aconteceu. Ele (árbitro) tem todo o poder de manter. Então, depende muito da pessoa. Ele foi extremamente firme na posição. Não posso dizer se ele está certo ou errado, mas ele teve a convicção de que houve escorregão. Pelo que eu vi, daria pênalti, mas respeitamos a posição do árbitro, que é peça fundamental no campo —, disse Jorginho.
FLAMENGO E PALMEIRAS NO TOPO SEMPRE?
Além disso, Jorginho foi questionado sobre o domínio de Flamengo e Palmeiras no futebol brasileiro nos últimos anos. Para o ex-lateral, apenas três times têm potencial para seguir a dupla, mas o trio precisa se organizar para conseguir crescer.
— O Flamengo vem se estruturando desde a minha época (de técnico do clube), 2013. Começou a resolver as dívidas, saiu do amarelo para o verde e conseguiu estar na situação de hoje. Sabemos que é uma potência em termos de torcedor e se organizou com excelentes gestões. O Flamengo é um clube que tem todas as condições de pagar jogadores de altíssimo nível. A possibilidade que o Flamengo tem de permanecer dessa forma é muito grande, principalmente por conta da torcida numerosa —, acrescentou Jorginho.
— O Palmeiras tem um grande investidor e estão conseguindo excelentes contratações, com gestão séria e mantendo treinador. O Abel (Ferreira) estando lá é um ponto muito favorável ao Palmeiras, pois é um cara que conhece muito bem, além de ter sido multicampeão. É inteligente e conquistou muitos títulos. Se não chegar nenhum clube com muito investimento, vai ser difícil ultrapassar. Só vejo Vasco, São Paulo e Corinthians, se conseguirem se organizar, com potencial. Se não se organizarem, com certeza sempre vai dar um dos dois (Flamengo ou Palmeiras) —, encerrou o tetracampeão.
BRIGA PELO TÍTULO DO BRASILEIRÃO: QUANDO O FLAMENGO DEVE SECAR?
Citados por Jorginho, Flamengo e Palmeiras lideram o Brasileirão com 55 pontos. Mas o time paulista tem a chance de abrir neste sábado (11), às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque, contra o Juventude. O clube gerido por Leila Pereira disputará jogo atrasado do Brasileirão.