Final da Libertadores será no Peru, no fim de novembro
Durante a semana, a Conmebol reforçou que a final da Copa Libertadores da América está mantida para Lima, capital do Peru. Porém, o país está prestes a anunciar estado de emergência após onda de protestos que terminou com feridos e até mortos. O duelo mais importante do continente está agendado para o dia 29 de novembro.
Quatro times sonham com a vaga na final da Libertadores. Uma semifinal será disputada por Flamengo e Racing (ARG). Do outro lado, LDU (EQU) e Palmeiras também tentam a classificação. Os confrontos acontecem nas duas próximas semanas.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PERU?
Cidadãos da ‘Geração Z’, nascidos entre 1995 e 2009, estão insatisfeitos com o governo peruano e promovem badernas nas ruas. O grupo não aceitou a posse do presidente interino José Jerí, que assumiu recentemente, após destituição de Dina Boluarte. Fãs da então gestora, que responde por suposta corrupção, entendem que o movimento é um golpe.
Por conta da violência, Jerí avisou que vai declarar estado de emergência e projeta outras medidas. “Vamos anunciar a decisão de declarar emergência pelo menos na Lima Metropolitana. Não foi descartado o toque de recolher, considerando que a criminalidade não respeita a noite”, disse à imprensa o chefe do gabinete Ernesto Álvarez, após uma reunião de ministros no Palácio de Governo.
E COMO FICA A FINAL DA LIBERTADORES?
Apesar do clima tenso, a final da Libertadores segue mantida para Lima. Afinal, em reunião da Conmebol com os presidentes dos quatro semifinalistas, no Paraguai, a entidade reforçou que não debateu a mudança de local em momento algum.
QUAL O FOCO DO FLAMENGO ANTES DE PENSAR NA FINAL DA LIBERTADORES?
Neste momento, o pensamento do Flamengo está longe da final da Libertadores. Isso porque, o Mais Querido ainda tem a semifinal com o Racing (ARG), nos dias 22 e 29 de outubro. Além disso, o Rubro-Negro encara o Palmeiras neste domingo (19), no embate dos dois primeiros colocados do Brasileirão.