Javier Mascherano falou sobre o tema que surgiu nessa semana
Flamengo em Miami para jogar a Libertadores? O assunto passou a ser cogitado nos últimos dias, sobre uma possível participação dos times dos Estados Unidos no torneio. Treinador de Messi no Inter (EUA), Javier Mascherano revelou que seria um sonho jogar no continente sul-americano.
— Obviamente, para nós, poder participar da Copa Libertadores seria fantástico, pessoalmente eu adoraria. Mas não tenho ideia se é possível ou não. Não posso opinar. Sei que times mexicanos participaram em um determinado momento, depois pararam. Se a possibilidade existe, espero que sim, mas isso dependerá dos organizadores —, disse Mascherano, em coletiva de imprensa.
POR QUE ESSE ASSUNTO VEIO À TONA?
Recentemente, o coproprietário do Inter Miami, Jorge Mas, se reuniu com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sobre a possibilidade de times dos Estados Unidos e do México participarem da Libertadores. Pelo fato de Lionel Messi, um dos maiores astros da história do futebol mundial, nunca ter disputado o torneio, poderia ser um diferencial.
— Obviamente, um torneio como a Copa Libertadores, eu adoraria ver o Inter Miami participar algum dia para competir contra os gigantes da América do Sul. É uma competição na qual o Leo (Messi) ainda não jogou. Essas são as nossas aspirações —, falou Mas.
VOCÊ SE LEMBRA?
Times dos Estados Unidos nunca participaram da Libertadores. Porém, o México jogou o torneio com frequência até 2016. Três times do país, inclusive, foram vice-campeões: Cruz Azul (2001), Chivas (2010) e Pumas (2015). No entanto, caso essas equipes tivessem levantado a taça, não jogariam o Mundial, por serem ligados à Concafac, e não à Conmebol.
Um dos maiores vexames da história do Flamengo aconteceu justamente contra um mexicano na Libertadores. Em 2008, nas oitavas de final, o Mengão fez 4 a 2 no mítico Estádio Azteca. Porém, no Maracanã, o América do México fez 3 a 0 e seguiu na competição.



